Venus

Mensagens (62) | Visitas (702)

Família

As mães do futuro

Em vários lugares e publicações está sendo discutido o papel da mãe do futuro. Como ela deveria lidar com seus filhos, considerando todas a mudanças que estão surgindo no mundo atual? Para você, como deveria ser a mãe do futuro? Conte sua opinião para gente! IMPORTANTE: AS PRIMEIRAS 50 respostas concorrerão no sorteio de 1 kit de produtos Unilever!

09.12.2009 11:30 - Stephanie Ciciliatti

Estou grávida no momento e desde que descobri essa dádiva me preocupo bastante em como irei educar minha filha. O mundo hoje em dia é muito rápido, informaçoes rapidas, e nem sempre temos em nossas maos o poder de educar. Entao acho que selecionar o que as crianças vao ler, ver ou ouvir é um começo para que elas crescam com mais conteudo e possam sozinhas diferenciar o bom do ruim.

09.12.2009 11:32 - Priscila Santos

Pretendo ter um filho no próximo ano. O que mais penso é que quero ser acima de tudo companheira dele. Alguém em quem ele sinta que pode confiar, e não temer. Alguém que ele procure quando tem problemas, dúvidas, aflições...

09.12.2009 11:33 - Sandra Intini

Mostrando aos seus filhos valores como cidadania, respeito, sociedade. A mãe do futuro antes de educar filhos pro futuro tem que estar preparada. Vi dia desses a mãe e a filha sentadas no banco especial do metrô, com um senhor idoso em pé na frente, e ela não fez absolutamente nada. Deveria no mínimo ter colocado a filha no colo. As crianças refletem o que os pais são, e se a mãe não dá o exemplo, nem que ela disser o que a criança tem que fazer não estará preparando-a para o futuro. Para educar uma criança é necessário educar primeiro os pais.

09.12.2009 11:33 - JANAINA BARROS

A mãe do futuro deve ser tão antenada como as crianças de hoje em dia, deve absorver e aprender as tudo com a rapidez que eles aprendem, por isso a grande importância do laço de amizade entre mãe e filho, onde ambos vão aprender a crescer juntos.

09.12.2009 11:35 - Taís Taveira

Chegarão estressadas com certeza. A mãe do futuro precisa ser linda, feliz, corpo bonito, cabelo bonito, presente para os filhos, para o marido e por aí vai...

09.12.2009 11:35 - Valentina Venturi

Eu acredito que para ser mãe é preciso primeiro planejar, planejar muito para que esse filho ou filha possa vir em um bom ambiente, é preciso tempo para ter um filho, coragem, é preciso muito mais que dar carinho,dar também incentivo e bons exemplos. Quero ter um filho no ano que vem, acho que é chegada a hora, por isso digo que é preciso muito planejamento. O amor é a raiz de tudo mas a prática do amor é muito mais complexa, unir tudo que é preciso para que uma pessoa se torne alguém de bem, deve ser o principal motivo de dar a luz à um novo ser.

09.12.2009 11:37 - Lívia Regly

Independente da mãe ser do futuro ou não, mãe é sempre aquela que protege, que ensina, que cuida e que ama incondicionalmente. Mãe é mãe. Seja no passado ou no futuro.

09.12.2009 11:37 - Anne Rego

Como sou filha única pretendo um dia ter pelo menos duas crianças, mas já fico imaginando que tipo de mãe serei. Acho que não muito diferente da minha, meu exemplo e inspiração. O mundo é cheio de informações, mas a mãe ainda é o centro de toda a família, criação, educação e carinho das crianças. A mãe do futuro deve-se preocupar e dar atenção ao exemplo que passa a seus filhos, preocupando-se assim com o futuro de seus filhos, os herdeiros do mundo.

09.12.2009 11:39 - Carlinha Salgueiro

A mãe do futuro não é mais aquela superprotetora do passado, ela antes de tudo tem que preparar o filho para andar com as próprias pernas. Isto inclui saber dizer não, deixar cair, quebrar a cara. Só assim se formará um ser humano independente e apto a enfrentar todas as diversidades (e concorrências) da vida.

09.12.2009 11:39 - Catarina A. Boni Anti

Estou grávida no momento e desde que descobri essa dádiva me preocupo bastante em como irei educar minha filha. O mundo hoje em dia é muito rápido, informaçoes rapidas, e nem sempre temos em nossas maos o poder de educar. Entao acho que selecionar o que as crianças vao ler, ver ou ouvir é um começo para que elas crescam com mais conteudo e possam sozinhas diferenciar o bom do ruim.
Acho importante começarmos desde pequenos mostrar o que faz bem e o outro lado. Ter diálogos francos e abertos, procurar sempre ser amigo, de certa forma, selecionar ambientes e amizades, participar ativamente da vida deles em qualquer situação e uma religião (não importa qual). Amor, atenção, carinho e limites são fundamentais

09.12.2009 11:40 - Melissa Diefenthaler

As mães do futuro não podem ser omissas. Devem saber impor limites e ter em mente que precisam educar pessoas de moral para que o mundo possa ser melhor para receber nossos futuros netos. Deve sempre prevalecer o amor e o carinho ao lado da educação. Não deverão descuidar da saúde e deverão ensinar que o meio ambiente precisa ser preservado, ou as coisas tenderão a piorar. Devem ensinar que as pessoas devem, apesar dos acontecimentos, acreditar no ser humano e lutar por aqueles que se encontram perdidos. Se tivermos mães assim, certamente nosso mundo será cada vez melhor.

09.12.2009 11:40 - Fabiana Alencar Zonaro

Ainda não sou mãe e desejo muito ser. Acho que uma mãe do futuro tem que estar muito atenta a todas as mudanças do mundo e passar as informações necessárias ao filho, sempre com respeito, amizade e muito amor. Ensinando os valores de respeito ao próximo, dar e receber, o valor especial de uma amizade. Alertá-los sobre os perigos da vida, mas deixá-lo livre para escolher seu caminho, porque só assim ele adquirá responsabilidade. Não deve ser nada fácil ser mãe num mundo louco que estamos vivendo... mas acredito que com amor e fé, tudo se resolve da melhor maneira possível.

09.12.2009 11:43 - Gabriela Camargo

A mãe do futuro tem que estar sempre atualizada para acompanhar o filho. Tem que saber escutar, mas não pode assumir uma postura de amiguinha. Tem que ser amorosa e saber que mesmo errando as vezes, é quem deve dar as cartas na casa. Tem que ser feliz.

09.12.2009 11:44 - Ana Azevedo

Ainda não tenho flihos,mas,estão nos planos meu e do meu marido!Acredito que uma boa mãe tem que ser SEMPRE 'presente' e 'amiga',independente do momento que for.A criança se espelha nos pais e segue como exemplo de vida,por isso,devemos ter muito cuidado com nossas palavras e atitudes.Acredito que toda criança precisa ter limites,respeitar seus pais e as pessoas,pois educação e valores são fundamentais para um convívio ideal na sociedade.

09.12.2009 11:44 - Kátia Silva

A mãe do futuro deveria olhar um pouco para a mãe do passado e resgatar valores que se perderam com o tempo como honestidade,integridade,respeito ao próximo entre outros,que as mães atuais deixaram esquecidos. Claro que nem todas,ainda hoje me surpreendo com alguns filhos que mesmo com todo a tecnologia disponível,ainda tem tempo e vontade de serem humanos e conversarem com avós,tios,com respeito e carinho.E isso,só vem de um só lugar,da mãe,pois pai pode ser ótimo,alguns até melhores que certas mães,mas ainda hoje é a mãe que cabe transmitir certas coisas. Tudo que uma mãe do futuro tem que ter, é uma mãe do passado,uma avó do passado,uma bisavó do passado,que lhe tenham transmitido os valores que lhe ajudarão a tranformar um indivíduo num ser humano.

09.12.2009 11:44 - rosangela santos

Acho que as mães do futuro tem que ter um quê de tradição familiar (aquelas brincadeiras gostosas que aprendemos com nossas mães, receitas, etc) mas ao mesmo tempo tem que ser mais aberta ao dialogo, mais companheira, mais confiante e mais presente, já que o maior aliado dos filhos de hoje é o computador e as relações virtuais, as mães do futuro tem que mostrar aos filhos do futuro que vale a pena sim investir nas relações reais também...

09.12.2009 11:47 - Heloisa Lazarini

Não existe mãe do passado, do presente ou do futuro. Ser mãe é algo único, que o tempo não muda em nada. Ser mãe na década de 50 e hoje é exatamente igual, só as preocupações mudam. Mas o essencial é o amor incondicional, o pulso firme em determinadas situações e o dialogo (muito dialogo) para ajudar os filhos à superar os seus desafios, conflitos, problemas, etc!

09.12.2009 11:47 - Daiane Negretti

A mãe dp futuro precisa crescer junto com os filhos, estar ligada tbm no mundo deles, seja qual idade eles teham, para poder dar conselhos e guia-los na nova geração. mas ela de ve ter seus principios e dar bons exemplos, mostrar que não é perfeita, mas estara sempre ali quando precisarem e nunca confudir o papel de mãe com o papel de amiga.

09.12.2009 11:50 - Joseane De Almeida Santos

Acredito que a partir de uma base solida e uma relação de amizade que precisa ser estabelecida na infancia, sendo uma figura materna presente e capacitada pra participar da vida dos filhos num todo contando minhas experiencias e ouvindo as deles e ha a necessidade de ser presente nos problemas deles sem criticar e assim teremos cidadaos melhores e mais afetuosos, por que só assim construiremos pessoas e filhos melhores.

09.12.2009 11:52 - Andressa Ricon

Penso em ter filho em 2011 e já estou pensando nesse preparo... vejo meus sobrinhos crescendo e minha irmã tendo problemas com isso... celular, bolsa de marca, pinturas, etc. Vou selecionar os programas de TV, com certeza, e também ler com ele todos os dias, para que ele adquira esse hábito. Além de tentar ser companheira, claro, uma amiga.

09.12.2009 11:53 - Lucinda Lapolli

Teremos que educar as crianças de uma modo a entender que a natureza não é eterana e que precisamos ajudar a consevá-la e a recuperar o que danificamos. Que internet, conversar sobre sexo, jogos eletrônicos e outras coisas mais fazem parte da vida e conversar é preciso. Mas não podemos esquecer os limites, a compreensão e respeitar as pessoas pelas suas diferenças. Talvez assim estaremos ajudando a construir cidadãos e uma nova sociedade.

09.12.2009 11:55 - Mônica Muniz

Me considero uma mãe do futuro, pois uma mãe do futuro não precisa ser jovem, precisa se sentir jovem o suficiente para educar, amar e cuidar de seus filhos. Precisamos ter uma manete aberta para todas as descobertas que eles terão a cada dia. Uma mãe do futuro precisa estar sempre atenta ao meio que cerca a criança, pois hoje em dia, tudo gira em torno da informação, e o que mais as crianças tem é informação. Ser uma mãe do futuro é isso. Estar sempre presente na vidinha e nas grandes descobertas de seu filho!!!

09.12.2009 11:56 - GISLEINE GRACIETE RAFAEL

EU TENHO 02 FILHOS DE IDADE E SEXO DIFERENTES, ENTÃO PERCEBO QUE SUAS NECESSIDADES TAMBÉM SÃO MUITO DIFERENTES... E NO MUNDO DE CADA UM EU ME PROPONHO A ENSINAR TUDO DE FORMA MAIS QUE SATISFATÓRIA... OU SEJA, MUITO DIÁLOGO, MUITOS EXEMPLOS DA NOSSA REALIDADE, MAS, CLARO, DE UMA FORMA QUE TAMBÉM NÃO OS ASSUSTE... A MÃE DO FUTURO DEVERIA SER MENOS AUSENTE... DIGO NO SENTIDO NÃO DE TEMPO, MAS DE SENTIMENTOS... O TEMPO PASSA MUITO RÁPIDO, MAS NÃO TÃO RÁPIDO QUE NÃO SE POSSA APROVEITÁ-LO DE FORMA ÚNICA, ASSIM COMO OS FILHOS SÃO... ÚNICOS E QUE NOS DÃO A DÁDIVA DE SERMOS ABENÇOADAS..."

09.12.2009 11:57 - Elide

As mães do futuro são carinhosas e dão mais atenção ao filho, se preocupam de verdade com seu bem estar. O que devemos nos preocupar mais e mais é com a saúde deles, com essa poluição e problemas no mundo devemos redobrar a atenção.

09.12.2009 11:59 - Tania Barretto

Eu penso que não existe um modelo pronto para ser uma boa mãe, pois o mundo se modifica a todo instante, mas, penso ser essencial que ela tenha muito amor, para poder superar todas as adversidades, precisa estar sempre antenada com o que acontece no mundo, para ter base e assim repassar para seus filhos, precisa ter muito diálogo mas, também saber respeitar a individualidade, pois esta lidando com um ser humano e principalmente, precisa dar votos de confiança para que seus filhos possam aprender algumas coisas sozinhos e assim saber avaliar as situações com tudo o que foi aprendido pela mãe.

09.12.2009 12:03 - Monica Finger Lilienthal

Ainda não sou mae, mas acredito que a mae do futuro tem de conciliar o trabalho e a vida com os filhos...muitas vezes pode até não estar presente em todos os momentos, mas quando pode, manter momentos de qualidade e afeto com a criança, estreitando ao maximo as relações... pois é dificil para alguem que trabalha o dia todo, chegar em casa e saber que o BUBABA da criança quer dizer algo especifico... acho que isso deve até frustrar um pouco.... mas viver bem com a criança e sempre dar a atenção necessaria e muito carinho ajuda!

09.12.2009 12:04 - flavia pereira

Acho que a mae do futuro nao deve ser muito diferente da mae do passado. Deve sim estar atenta as mudancas que o mundo vem sofrendo pra tambem ser uma otima amiga e conselheiro do seu filho. Mostrar ao filho as realidades do mundo, o que eh certo e errado e principalmente guia-lo por um caminho que seja bom pra ele.

09.12.2009 12:07 - LETÍCIA SOUZA

Com certeza, não deve educar seus filhos do jeito que eu fui educada... tem coisas q não dariam certo hj em dia, ainda mais pelos perigos que as crianças correm... Mas tb não pode ser da maneira perniciosa que está sendo, as mães (e pais) dando de tudo, sem fazer com que as crianças não dêem valor no que são e no que tem; sendo preguiçosas em educar, deixando as crianças fazerem tudo que querem. A família é muito importante, mesmo que ela seja pequena, feita só de mãe e filho ou pai e filho ou avó e neto....

09.12.2009 12:10 - Daiene Calmon

A mãe do futuro tem que saber educar os seus filhos e ensinar pra eles o que é certo e o que é errado desde o 1º dia de vida. Sabemos que daqui a alguns anos a violência pode estar maior, as drogas podem estar mais acessíveis ainda, e o mundo virtual pode prejudicar a vida das crianças socialmente e na escola. Por isso, cabe a mãe do futuro mostrar pro seu filho, e orientá-lo, sobre os riscos que corremos na vida e o que é melhor pra ele, claro, sem proibi-los. Uma das características principais que as mães do futuro também devem ter é o dialogo aberto com os filhos, uma das coisas que faltam na maioria das mães de hoje.

09.12.2009 12:11 - Juliana Ferrer

As mães do futuro terão que achar um equilíbrio entre a posição de mãe, esposa, dona de casa, profissional. É muita coisa para uma única pessoa, mesmo todas as mães achando que são mulheres maravilha. Talvez o caminho para encontrar esse equilíbrio seja dividindo mais as tarefas da casa, da criança com o parceiro, pois temos esse péssimo hábito de "abraçar tudo" (mulher maravilha novamente!). Com essa divisão de tarefas, a mãe conseguirá mais tempo com o filho e assim diminuirão as cobranças dela mesma com o tempo gasto com a educação e lazer do filho.

09.12.2009 12:19 - Miriam Dias

A mãe do futuro com certeza terá conhecimentos em vários assuntos; política, finanças, informática, saúde..... Mas o papel de mãe jamais será esquecido que é cuidar dos filhos, sempre arranjando o tempo necessário, onde ela passará seus cnhecimentos para os filhos, respeitando os seus valores e dos outros também. A cidadania é o papel de todos nós, e teremos que passar para os nossos filhos para um mundo melhor e não aja tantos assassinatos que estão todos os dias nos meios de comunicações. "EDUCAR É O MELHOR INVESTIMENTO PARA UMA CRIANÇA"

09.12.2009 12:20 - Nídia Vasconcelos

A mãe do futuro saberá conciliar de maneira saudável seus valores e fará as escolhas corretas. Estará sempre atenta ao mundo para atender as exigências das crianças que são cada vez mais espertas.

09.12.2009 12:23 - katiuza moreira da silva

FAZER COM QUE A EDUCAÇÃO PREVALESSA, A SAÚDE NÃO FIQUE PRECÁRIA PARA QUE MEUS FILHOS POSSAM USAR SEM DIFICULDADES..

09.12.2009 12:24 - Daniele Francp

Eu pretendo ter um filho em breve e me preocupo com o que esse mundo louco em que vivemos poderá oferecer para ele. Penso que como mãe do futuro preciso preparar o meu filho da melhor maneira possível para que ele possa encarar o mundo com sabedoria, discernimento e amor acima de tudo. O melhor caminha pra isso é ter sempre muito amor, muita calma, tranquilidade e mostrar ao seu filho que você está sempre ao lado dele, não importa o que aconteça, e que ele pode sempre contar com vc...dando amor é a melhor forma de criar um ser humano bom, com bom caráter e vontade de dar sempre o melhor de si. O Amor pode mudar o mundo! Sempre!

09.12.2009 12:26 - Limara Lis

Eu acho que seja no passado, no presente ou no furturo, mãe é sempre "Mãe" e não pode delegar seu posto para as avós... Participar da vida do filho, dar pitacos, e transmitir exemplo de bons valores morais é importante, sempre!

09.12.2009 12:27 - Simone Marcondes

Essa é uma pergunta que me faço diariamente, uma vez que tenho dúvidas quanto a maternidade atualmente, em um mundo cada dia mais injusto e violento. Muitas vezes a mãe pode se esforçar, ser atenciosa e rígida, sabendo dosar para que os filhos entendam que tudo tem um limite que nós tambem temos que dar nosso máximo para sermos boas pessoas, pois ser ruim é sempre mais "fácil". Ainda assim, muitas vezes não conseguimos abranger as influencias externas para prepará-los para saber dizer sim e não e compreender a consequencia de cada palavra. Assim, acho que a mãe do futuro tem que estar muito bem consigo mesma para poder passar aos filhos o máximo de boas informaçoes e exemplos para que eles possam decidir quais caminhos querem seguir.

09.12.2009 12:28 - Patricia Quental

Eu, como grávida de quase 7 meses, me preocupo muito com isso. Mas acredito que como já sendo uma mãe do futuro pretendo manter o companherismo e a amizade com meu filho como um vínculo constante. A relação mãe e filho, acima de tudo é uma relação de confiança e fazendo com que ele se sinta seguro em casa será mais dificil que ele cresça e venha a se prejudicar na vida. Mas como toda mãe, independente do tempo, sempre será a formulá amor, carinho, atenção e cuidado que fará tudo dar certo.

09.12.2009 12:37 - Natália Menezes

As mães do futuro devem estar sempre atualizadas para que possam orientar melhor seus filhos porque as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido e as crianças estão cada dia mais sem orientação. Também devem aprender a dizer "não" e conversar sempre.

09.12.2009 12:44 - AMANDA ALMEIDA

09.12.2009 12:45 - AMANDA ALMEIDA

09.12.2009 12:50 - ana paula bettim

a m'ae do futuro se preocupar[a o mesmo tanto que todas as outras m'aes de todas as outras d[ecadas....por que ser mae e ser a preocupacao e o zelo em pessoa. e padecer no paraiso. ser mae e ser completa.

09.12.2009 13:01 - Caroline Raphaelli

A mãe do futuro deve ser bem moderninha,e não se prender somente aos conselhos da vovó.O diálogo deve ser uma prática constante,não podendo ser negligenciado de maneira alguma. Pois nos dias de hoje temos que preparar e alertar nossos filhos para tudo,inclusive todos os perigos!

09.12.2009 13:02 - Marina Crachi

As mães do futuro serão mais focadas em educar seus filhos para o mundo, e nãopara elas. Criarão filhos não tão mimados e mais preocupados com o futuro do mundo.

09.12.2009 13:05 - Fernanda Lacerda Araújo

Vivemos uma época as mulheres estão mais presentes no mercado de trabalho e a partir daí passam mais tempo das suas vidas neles. O ideal seria que essas mulheres que são mães tivessem a oportunidade de passar mais "tempo" com os filhos. Presença é tão fundamental quanto amor, educação, saúde...

09.12.2009 13:06 - Nathalia Pimentel

EU TENHO 02 FILHOS DE IDADE E SEXO DIFERENTES, ENTÃO PERCEBO QUE SUAS NECESSIDADES TAMBÉM SÃO MUITO DIFERENTES... E NO MUNDO DE CADA UM EU ME PROPONHO A ENSINAR TUDO DE FORMA MAIS QUE SATISFATÓRIA... OU SEJA, MUITO DIÁLOGO, MUITOS EXEMPLOS DA NOSSA REALIDADE, MAS, CLARO, DE UMA FORMA QUE TAMBÉM NÃO OS ASSUSTE... A MÃE DO FUTURO DEVERIA SER MENOS AUSENTE... DIGO NO SENTIDO NÃO DE TEMPO, MAS DE SENTIMENTOS... O TEMPO PASSA MUITO RÁPIDO, MAS NÃO TÃO RÁPIDO QUE NÃO SE POSSA APROVEITÁ-LO DE FORMA ÚNICA, ASSIM COMO OS FILHOS SÃO... ÚNICOS E QUE NOS DÃO A DÁDIVA DE SERMOS ABENÇOADAS..."
Acredito que uma mãe precisa ser presente antes de mais nada. Estar antenada no que acontece a sua volta é importante também, mas não adianta ser uma pessoa por dentro das ultimas novidades tecnologicas e proporcionar conforto e uma boa vida aos seus filhos se nãpo estiver presente em todas as etapas da vida dos filhos. Digo isso por experiencia propria, por pior que fosse a minha relação com minha mãe e a maneira como ela se posicionada, ela tá sempre presente na minha vida, o que já não acontece com minhas amigas.Além disso acredito que muita conversa e uma boa fase familiar, são os verdadeiros alicerces para que a criança cresça e se torne um adulto seguro e feliz!

09.12.2009 13:06 - Nicoli Gavassa

Eu acho que a mãe do futuro tem que ser como as mulheres modernas e se preocupar com corpo, carreira, filhos, casamento, lazer, mas que tem que recuperar algumas coisas que minha avó fez por mim, por exemplo, como saber fazer uma comida fresquinha, ter tempo paa sentar e assistir um desenho. Tem mães que tem três empregadas, uma ajuda os filhos na escola, outra cozinha, outra passeia, mas a presença e os cuidados de mãe mesmo não podem se perder.

09.12.2009 13:17 - Wanessa Souza

Eu acredito que a mãe tem um papel mais do que fundamental na evolução do seu filho, é como se fosse um espelho e nele estariam refletidas todas as suas ações, é claro que a gente sempre erra, mas não vamos desejar ao nossos filhos esse erro. Eu com uma mãe do futuro quero cuidar do meu filho, protege-lo, mas sem privá-lo. Quero estar sempre melhorando como ser humando, melhorando dentro de casa, para que a família possa ser sempre sua referência. E acima de tudo AMAR! Amar de tal forma que ele nunca se sinta abandonado, mesmo sozinho sinta um calor em suas mãos, olhar sempre por ele e nunca abandona-lo por mais "chata" que você seja, apoia-lo em toda e qualquer decisão que ele for tomar na vida, porque Filho é pra sempre e não há nada mais precioso do que eles!!

09.12.2009 13:24 - Daniella Souza

Na minha opinião, mãe só muda de endereço, todas são iguais. Com as mesmas preocupações, independente de tempo ou década. Amor de mãe não muda, o sentimento de zelo e o companheirismo também... Devemos ter opinião, ser carinhosas e ao mesmo tempo saber dar os limites que os filhos tanto precisam para saber dividir o que é certo e errado e saber que a liberdade dele vai até onde começa a liberdade do próximo.

09.12.2009 13:34 - Luciana Oliveira

Mãe é mãe, seja do passado, presente ou futuro. O mais importante é o amor incondicional da mãe pelo filho e o companheirismo.

09.12.2009 13:56 - Cristine Rodrigues

A mãe do futuro deveria ser simplesmente muito mais presente do que algumas mães de hoje em dia. É certo que muitas não são tão próximas pelo fato de não terem tempo por trabalherem demais e outras coisas. Mas uma mãe presente na vida do filho é tudo. Sabe o que se passa com ele, seus problemas e acaba ficando bem mais próxima, trazendo uma relação melhor para os dois.

09.12.2009 14:22 - MARCELA TORRES BUENO MOREIRA

´Bom...estou de 9 meses e aguardando a chegada do meu primeiro filho!!! quem sabe hoje né que é a mudança da lua!!! mas desde o começo da minha gestação venho pensando seriamente sobre o mundo em que hj vivemos, é pedofilia, violencia nas escolas, drogas, mas vou criar meu bebe inspirado na confiança, na informação certa pra que ele não aprenda coisas erradas na rua....pq comunicação dentro de casa é fundamental!!!!

09.12.2009 15:21 - Nayara Rodrigues

Pra mim mãe do passado e mãe do futuro não tem diferença, porque mãe é aquela pessoa que vai estar sempre ao lado do seu filho para o que ele precisar estando certo ou errado, mãe é aquela pessoa que nunca deixará de amá-lo , mãe quer sempre o melhor para seu filho e isso nunca deixará de ser assim, afinal Mãe é Mãe!

09.12.2009 15:36 - Luciana Montanher

Tenho 22 anos e sou mãe a 5. Sendo mãe nova, aprendi que a cada dia as coisas correm mais... O mundo já está um caos agora, imagina quando ela estiver mais velha? Por ser menina acho que a conversa é sempre fundamental. E é isso que quero levar até a adolescência dela.

09.12.2009 15:49 - TATIANE FREITAS RODRIGUES

A Mãe do Futuro será aquela que dedicará ao futuro que iremos deixar para os nossos filhos, a qualidade da educação que daremos e a que receberão na escola para serem pessoas do bem e para o bem,a qualidade do ar da água e dos alimentos,a preservação do meio ambiente,dos bens não-renováveis e a reciclagem do lixo, o combate a violência e a impunidade,e a atuação política daqueles que elegemos. A Mãe do Futuro será aquela que lutará por um futuro melhor para o nosso presente. Pois lá estarão os nossos filhos!!!

09.12.2009 16:47 - Maria Aparecida Máximo de Carvalho Soliani

Não sou mãe por opção, mas acho que as mães do futuro ao se pautarem pelo ensinamentos de Içami Tiba, vão ter mais acertos que erros. Amar é também dizer não.

09.12.2009 18:02 - sheila boaventura

A FAMILIA É A BASE DE TUDO, QUERO EDUCAR MUITO BEM MEU FILHO E ENSINAR COISAS BOAS, TIRAR DÚVIDAS ENFIM, DAR AMOR E NUNCA O ABANDONAR.

09.12.2009 18:48 - Luiza Miranda

A mãe do futuro está voltada para o trabalho e filhos, dessa forma minha experiência pessoal pode ser válida, pois tive que conciliar os dois. A minha visão sobre a questão se baseia nos limites que temos que passar aos filhos e não ficar condoída por isso devido ao fato de trabalhar. Portanto aconselho às mães do futuro que dêem a devida atenção e carinho aos filhos, mas não se penalizem por trabalhar e assim serem permissivas com os mesmos.

09.12.2009 19:49 - Miqueliny Duarte

A mãe do futuro é a super mãe como todas,embora ela trabalhe fora e dentro de casa,é ela que é a amiga,companheira de todos os momentos e mesmo cansada está sempre disposta a ajudar os filhos.

09.12.2009 21:19 - Conchita De Almeida

Mães do futuro, serão tão heroinas como as de hoje. As mudanças e obstáculos são indispensáveis a uma vida bem sucedida. Cada problema novo que ela se deparar, só será mais um e diferente dos de agora, mas nessas oportunidades para um sério e maduro confronto ela se sobressairá, pois ela não disperdiçara, e nem deixará de se sair bem para comprometer o futuros dos filhos.

09.12.2009 22:28 - Viviane Amaral

Tenho um ano e dois meses de casada, mas meu esposo e eu já sonhamos com nossos bebês a muito tempo, além de termos duas criações totalmente diferentes estamos trabalhando para chegar a um consenso pois na hora de educarmos e colocarmos um horizonte na vida de nossos filhos temos que trabalhar em conjunto. A mãe do futuro não tem porque abrir mão da participação ativa do pai. Quero sim a presença masculina do meu esposo ao meu lado, afinal a balança tem dois lados e com certeza duas medidas diferentes que convivendo juntas se equilibram em nome do futuro dos filhos. Eu como mãe do futuro quero ser participativa, mas quero a participação dele também.

10.12.2009 8:56 - Daiane Peixoto

As maes do futuro devem saber a diferença entre "fazer as vontades do filho" e "dar a atençao que ele tanto precisa" , deve educar nao somente para que seja um adulto socialmente correto, mas também que entenda a necessidade de ajudar ao proximo, ser humilde, respeitar a natureza, se for homem é muito importante que valorize as mulheres (muito raro hoje em dia), nao ser egoísta e sempre...sempre buscar e acreditar nos seus sonhos. Acho que este é o grande desafio das maes do futuro para a chegada de uma geraçao mais evoluida. Este é um sonho do qual eu acredito!!

27.01.2010 23:15 - Julia Thetinski

Eu ainda não parei pra pensei sobre o assunto, talvez só irei refletir mesmo quando eu decidir ser mãe. Por enquanto não está nos meus planos, talvez mais tarde. =) Acho que hoje ser mãe é algo que precisa mais do que nunca de coragem e equilíbrio.
« Ver todos os Tópicos de Discussão